Artigos sobre: API

Como integrar a API da META na Zapisp

1. Cadastrando sua empresa na página de desenvolvedores do META (Facebook)





Faça login no Facebook com a conta do responsável pela empresa;
Acesse a página de desenvolvedores do Meta neste link;
Clique em Meus apps no menu superior e em Criar aplicativo;
Selecione a conta da sua empresa que será conectada à nossa plataforma e clique em Avançar;
Selecione a opção Outro, lá no final da página e clique novamente em Avançar;
Selecione a opção Empresa e o botão Avançar para a próxima página;
Insira um nome para essa integração (que irá aparecer na página inicial Meus Apps, no Facebook);
Selecione o perfil da sua empresa no campo Portfólio Empresarial e finalize clicando em Criar aplicativo.

2. Configurando o número do WhatsApp Business





No Painel de Apps do Meta, procure o WhatsApp e clique em Configurar;
Clique em Começar a usar a API;
No campo Enviar e receber mensagens, clique em + Adicionar Telefone para cadastrar o número que aparecerá como remetente das mensagens que você enviar;
Insira o nome que será exibido no WhatsApp Business, selecione a categoria outro, uma breve descrição e clique em Avançar;
Insira o número do telefone, selecione a opção _SMS_ e clique em Avançar;
Você receberá um código de confirmação por SMS no número cadastrado. Insira o código e clique em Avançar.

3. Ativando a integração e permissões





Na plataforma da Zapisp, acesse a página de aplicativos e selecione o Meta WhatsApp Oficial;
Na aba configurações, copie a URL de retorno de chamada;
Retorne ao Meta, procure o WhatsApp no menu do lado esquerdo, clique em Configuração e cole a URL no campo correspondente;
Volte à plataforma da Zapisp para copiar o código de Verificar Token, cole no campo correspondente no Meta e clique em Verificar e salvar;
Para finalizar esta etapa, assine todas as seguintes permissões descritas abaixo. Elas são obrigatórias para o funcionamento correto da integração.

account_review_update
account_update
business_capability_update
business_status_update
message_template_status_update
messages
phone_number_name_update
phone_number_quality_update
Security

4. Ativando a integração no Meta Business Suíte





Acesse o Meta Business Suíte;
Clique em Configurações no menu esquerdo e selecione a opção Usuários do sistema;
Clique no botão +Adicionar, escreva um nome de usuário, selecione a opção Admin e clique em Create system user. É obrigatório que o usuário seja Admin para integrar na plataforma.
Selecione o usuário, clique em Atribuir Ativos, selecione a opção aplicativos, ative a permissão Gerenciar app, confirme no botão Atribuir Ativos novamente e Concluir;
Selecione o botão Gerar token, escolha o app e avance;
Selecione a opção Nunca para que o token não expire e avance;
No campo de permissões, selecione as quatro opções abaixo e clique em gerar token:

business_management
catalog_management
whatsapp_business_messaging
whatsapp_business_management
Copie o código token e conclua.

5. Conclusão





No painel de aplicativos da plataforma Zapisp, selecione o Meta WhatsApp Oficial;
No campo Configurações, role a página até o passo 2, copie o Token no campo em branco e salve;
Retorne ao painel de apps do Meta for developers, procure Whatsapp no menu esquerdo e selecione Configurações da API;
Copie a identificação da conta do WhatsApp Business, volte para o painel da Zapisp, cole o código no campo do passo 3, salve e clique em ativar.

6. Testando





Para começar a usar as comunicações via WhatsApp direto do Meta, acesse o Meta Business Suíte;
Clique em Configurações no menu do lado esquerdo, clique em Contas do WhatsApp, selecione a conta que você vai usar e clique em Gerenciador do WhatsApp;
Ao abrir o gerenciador, clique em Gerenciar modelos. Você verá que os modelos criados na Zapisp já apareceram lá. Você pode editar os modelos que já tem ou criar um do zero clicando em Criar modelo.
Pronto, agora é só inserir o conteúdo que você deseja enviar.

.



💡Dica de ouro:



Precisa de mais assistência? Obtenha ainda mais dicas e suporte fazendo parte do [Zapisp News](https://chat.whatsapp.com/E976WO7VGtM2OheC7lItTr) , nossa comunidade no WhatsApp exclusiva para clientes para troca de dicas, insights e vivências de provedores

Atualizado em: 26/11/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!