Envios via API
Atenção! Nunca deixe o seu apiToken público ou visível, sempre mantenha a lógica e implementação deste endpoint seguro em seu backend!
Identificador do provedor, pode ser solicitado com gerente de contas ou no menu Aplicativos > Z-API > Integrações
Se o provedor possui mais de uma instancia de whatsapp poderá escolher qual instancia fará o envio. O ID da instancia de whatsapp está disponível no menu Canais > Whatsapp conforme a imagem abaixo:
Ao utilizar o gateway para o envio de mensagens, é importante estar ciente das respostas possíveis que podem ser retornadas após o processo. Existem dois tipos principais de retornos que o sistema pode fornecer, “success” ou “errors”.
O retorno "success" é fornecido quando a campanha de mensagens é enviada com sucesso através do gateway. Isso significa que todas as mensagens programadas na campanha foram processadas e enviadas corretamente sem quaisquer problemas ou interrupções.
{"success":["Parâmetros recebidos com sucesso","Autenticação realizada com sucesso.","Instancia selecionada:[id da instância utilizada para o envio]","Cliente foi encontrado na base de dados.","Campanha [ID da campanha] adicionada na fila do gateway."]}
Enquanto o retorno "errors", é fornecido quando ocorre algum problema durante o processo de envio da campanha de mensagens através do gateway. Este erro pode ser causado por uma variedade de fatores, como problemas de conexão com a instância, erros no formato da campanha, confira os possíveis problemas que podem ocorrer durante o processo de envio:
{"errors":["O cliente está com o contrato bloqueado na base do Zapisp."]}
Erros relacionados a instância
Nenhuma instância disponível para essa empresa;
Instância não encontrada;
Não foi possível enviar a mensagem, pois não há nenhuma instância disponível;
Erros relacionados a contatos
O lead está arquivado;
O cliente está arquivado;
Lead não pode receber NPS;
O cliente está com o contrato bloqueado na base do Zapisp;
Erros relacionados a campanha
Campanha não foi encontrada: XXX;
A campanha: $campaignId não possui aplicativos selecionados;
É importante monitorar esses retornos para garantir que as campanhas sejam enviadas com sucesso e para identificar rapidamente quaisquer problemas que possam surgir durante o processo de envio. Isso permitirá que você corrija qualquer problema rapidamente e minimize o impacto que quaisquer erros podem ter na eficácia da entrega da campanha ou pesquisa para o seu cliente.
Visualização de exemplo:
Exemplo PHP:
$mensagem = 'Meu primeiro teste com a API do zapisp!';
$telefone = '551199999999';
$apiToken = 'seu-token-aqui';
$instancia_id = 'id-da-instancia-que-sera-usada';
$api = "https://zapisp.com.br/api/whatsapp/v2/{{instancia_id}}";
$ch = curl_init();curl_setopt($ch, CURLOPT_URL, $api);
curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_POST, 1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_POSTFIELDS, [
'apiToken' => $apiToken,
'telefone' => $telefone,
'mensagem' => $mensagem,
'instancia' => $instancia_id
]);
$response = curl_exec($ch);
curl_close($ch);
print_r($response);
Entendendo os parâmetros:
apiToken
Identificador do provedor, pode ser solicitado com gerente de contas ou no menu Aplicativos > Z-API > Integrações
Instância
Se o provedor possui mais de uma instancia de whatsapp poderá escolher qual instancia fará o envio. O ID da instancia de whatsapp está disponível no menu Canais > Whatsapp conforme a imagem abaixo:
Ao utilizar o gateway para o envio de mensagens, é importante estar ciente das respostas possíveis que podem ser retornadas após o processo. Existem dois tipos principais de retornos que o sistema pode fornecer, “success” ou “errors”.
O retorno "success" é fornecido quando a campanha de mensagens é enviada com sucesso através do gateway. Isso significa que todas as mensagens programadas na campanha foram processadas e enviadas corretamente sem quaisquer problemas ou interrupções.
{"success":["Parâmetros recebidos com sucesso","Autenticação realizada com sucesso.","Instancia selecionada:[id da instância utilizada para o envio]","Cliente foi encontrado na base de dados.","Campanha [ID da campanha] adicionada na fila do gateway."]}
Enquanto o retorno "errors", é fornecido quando ocorre algum problema durante o processo de envio da campanha de mensagens através do gateway. Este erro pode ser causado por uma variedade de fatores, como problemas de conexão com a instância, erros no formato da campanha, confira os possíveis problemas que podem ocorrer durante o processo de envio:
{"errors":["O cliente está com o contrato bloqueado na base do Zapisp."]}
Erros relacionados a instância
Nenhuma instância disponível para essa empresa;
Instância não encontrada;
Não foi possível enviar a mensagem, pois não há nenhuma instância disponível;
Erros relacionados a contatos
O lead está arquivado;
O cliente está arquivado;
Lead não pode receber NPS;
O cliente está com o contrato bloqueado na base do Zapisp;
Erros relacionados a campanha
Campanha não foi encontrada: XXX;
A campanha: $campaignId não possui aplicativos selecionados;
É importante monitorar esses retornos para garantir que as campanhas sejam enviadas com sucesso e para identificar rapidamente quaisquer problemas que possam surgir durante o processo de envio. Isso permitirá que você corrija qualquer problema rapidamente e minimize o impacto que quaisquer erros podem ter na eficácia da entrega da campanha ou pesquisa para o seu cliente.
Atualizado em: 26/11/2024
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