Entenda os motivos que levam um baixo engajamento na sua pesquisa de NPS
Antes ler esse artigo se liga nesse aqui:
Como enviar uma pesquisa NPS
Vou te dar alguns possíveis problemas e soluções que você pode tentar no seu provedor, mas vale salientar, não existe uma formula mágica, você precisa conhecer sua base, faça envios de testes para entender o que melhor funciona para sua realidade.
Quais fatores fazem o cliente não responder:
Primeiro envio; O cliente não entende a importância do NPS, devido a falta de cultura do provedor em fazer pesquisas;
_Possível solução:_ Abordar a importância do NPS na mensagem auxiliar.
Desconfiança do cliente devido a necessidade de clicar em um link;
_Possível solução:_ Configurar o link URL;
Configurar a conta do WhatsApp;
Não usar palavras de ação como “clique” “aperte”.
Envio de arquivos de mídia muito longos na mensagem auxiliar;
Possível solução: Utilizar arquivos (vídeos e áudios) curtos, de no máximo 30 segundos para vídeos e 20 segundos para áudios.
Conteúdo da mensagem auxiliar em texto e/ou tom comercial;
_Possível solução:_ Usar áudios, vídeos curtos com pessoas do seu provedor, mostre a cara e voz dos seus colaboradores, a estratégia aqui é aproximar seu provedor dos seus clientes;
Usar coringas e criar um texto com emojis.
Campanha de NPS como primeiro contato com o cliente;
_Possível solução:_ Enviar antes uma campanha de apresentação do número.
Para te ajudar segue aqui uma copy template de apresentação de número
Olá aqui quem fala é Daniel da **Zapisp**, estou passando para te
apresentar o nosso **novo canal de comunicação. 🤗**
Por aqui faremos pesquisas para saber se você está gostando do serviço que
estamos te entregando e todas as nossas principais novidades.
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Para ter tudo isso, você precisa apenas salvar esse número na sua agenda ou digitar um ok aqui no WhatsApp, **confirme também caso não deseje receber essas novidades.**
Mais uma vez, seja muito bem vindo a **Zapisp** e obrigado por nos escolher😎🚀
Envio da pesquisa em horário e dia inadequados e para localidades com pouco engajamento;
_Possível solução:_ Conhecer a sua base! Aqui vai ser preciso um pouco de experimentação com envios de teste segmentados, você precisa entender o que funciona melhor na sua realidade.
Fatores que fazem o cliente diminuir o engajamento entre campanhas:
Frequência muito alta de envios;
_Possível solução:_ Priorizar um dia para o NPS, não é interessante que no dia que o envio de NPS seja realizado o envio de campanhas de marketing, separe um dia para realizar o envio apenas do NPS.
Aumentar o espaço entre as pesquisas de NPS, aqui você também vai precisar entender o que funciona melhor para sua base, o envio de NPS pode ser feito mensalmente, bimestralmente, trimestralmente e até semestralmente.
Falta de variação nas campanhas de NPS;
_Possível solução:_ Criar uma campanha de NPS nova a cada envio, não é interessante que seu cliente receba a mesma campanha em todo envio de NPS.
Realizar o envio do NPS junto de outras campanhas;
_Possível solução:_ Separar o envio do NPS em uma instância diferente do que você faz envios de campanhas de marketing, pode ajudar a aumentar o seu engajamento.
Ausência de uma ação rápida em relação as respostas;
_Possível solução:_ Criar um plano de ação eficiente e rápido para atender o cliente.
Não utilizar seus clientes promotores e/ou detratores, imagine a seguinte situação: seu cliente respondeu sua ultima pesquisa de NPS e não recebeu nenhuma resposta do seu provedor, logo ele não entende o porque de responder a próxima pesquisa.
Aqui alguns artigos para te ajudar a lidar com seus clientes pós NPS:
Como fazer envios de campanhas para clientes promotores
Como fazer envios de campanhas para clientes detratores
Como aproveitar os seus promotores do NPS e do Pós atendimento para oferecer um link de indicação
🔎**Qual o próximo?**
Como saber se o meu NPS é bom ou ruim?
Precisa de mais assistência? Obtenha ainda mais dicas e suporte fazendo parte do [Zapisp News](https://chat.whatsapp.com/E976WO7VGtM2OheC7lItTr)[, nossa comunidade no WhatsApp](https://chat.whatsapp.com/E976WO7VGtM2OheC7lItTr) exclusiva para clientes para troca de dicas, insights e vivências de provedores
Como enviar uma pesquisa NPS
Vou te dar alguns possíveis problemas e soluções que você pode tentar no seu provedor, mas vale salientar, não existe uma formula mágica, você precisa conhecer sua base, faça envios de testes para entender o que melhor funciona para sua realidade.
Quais fatores fazem o cliente não responder:
Primeiro envio; O cliente não entende a importância do NPS, devido a falta de cultura do provedor em fazer pesquisas;
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_Possível solução:_ Usar áudios, vídeos curtos com pessoas do seu provedor, mostre a cara e voz dos seus colaboradores, a estratégia aqui é aproximar seu provedor dos seus clientes;
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Frequência muito alta de envios;
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Aumentar o espaço entre as pesquisas de NPS, aqui você também vai precisar entender o que funciona melhor para sua base, o envio de NPS pode ser feito mensalmente, bimestralmente, trimestralmente e até semestralmente.
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Ausência de uma ação rápida em relação as respostas;
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Atualizado em: 24/10/2024
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