Aproveite esse guia, ele foi feito 100% pensando em você. Todos os conteúdos estão disponíveis em áudio ou vídeo, veja como preferir.
Aqui vamos entender a linguagem no WhatsApp e como se comunicar do jeito certo com sua base por lá;
Sucesso do cliente é o DNA da Zapisp, então vamos falar muito sobre como se colocar no lugar do seu cliente, para conseguir uma base que seja fã do seu provedor;
Vamos explicar o valor de cada módulo da Zapisp e como usar eles para fazer seu provedor subir de nível combinando eles;
O WhatsApp é uma rede de comunicação pessoal, logo pede uma comunicação menos formal, você não pode usar no WhatsApp as mesmas campanhas que usa no SMS, e-mail e até mesmo o Instagram.
Isso me dá um gancho para falar de um ponto importante, não é só você que tem o número de contato do seu cliente, todos nós estamos sendo bombardeados por campanhas diariamente no nosso WhatsApp. Veja esses exemplos de campanhas que o time ZAPISP recebeu em um só dia no WhatsApp:
Se você não buscar se diferenciar dessas campanhas, você vai ser só mais um, e eu tenho certeza que você não quer isso.
A boa notícia é que a Zapisp te dá um meio para se diferenciar no mercado, estamos sempre estudando o jeito certo de se comunicar em massa de forma humanizada. Se liga nessas mais de 20 copies, todas na linguagem no WhatasApp, que o time Zapisp criou para você usar a vontade, clique aqui.
Nosso time já fez um Webinar inteiro só sobre esse tema! Tá imperdível, vale a pena se aprofundar no assunto, dá uma olhada aqui.
2.1 Por que precisamos de uma conta no WhatsApp Business exclusiva para usar na Zapisp?
A Zapisp precisa que você tenha uma conta no WhatsApp Bussines exclusiva para usar na nossa plataforma pelos seguintes motivos:
Acreditamos, pela nossa experiência, que usar o mesmo número que você usa para o atendimento do seu provedor vai causar uma série de problemas: Suas mensagens do atendimento vão se misturar com os envios automáticos de campanhas, causando confusão para o seu cliente;
Os envios de campanhas em massa podem ocasionar, quando feitos de maneira errada e com um número frio, o banimento do seu número. Logo, você vai ficar algumas horas sem acesso a essa conta, o que ocasionaria uma superlotação e muita espera no seu atendimento;
A plataforma da Zapisp te dá a opção de configurar uma mensagem automática explicando que esse número não responde mensagens e direcionando seu cliente para o número correto, assim ninguém fica sem resposta 😃. Saiba como configurar sua mensagem automática clicando aqui.
2.2 Banimento: Porque e como reverter
Violações e comportamentos incorretos, se cometidos de forma repetida dentro do WhatsApp, podem acarretar em uma suspensão da conta. O aplicativo pode bloquear a sua conta e você não poderá mais enviar mensagens. A suspensão da conta pode acontecer por tempo indeterminado, normalmente poucas horas, como uma forma de aviso das violação dos termos de uso. No entanto, em casos mais graves, ela pode ser mais duradoura e até mesmo permanente.
Por que uma conta é banida do WhatsApp?
É difícil mensurar o porquê uma conta é banida do WhatsApp, algumas ações que pela nossa experiência ocasionam o banimento são os envios em massa de campanhas que não usam a linguagem adequada do WhatsApp, muitos envios na semana, ou até mesmo muitas denuncias do próprio cliente. O lado bom é que a Zapisp já estudou muito o banimento no WhatsApp e criou uma série de materiais para te ajudar a combater o banimento.
Os motivos que levam ao banimento e como evitá-los estão listadas nesse manual aqui.
Para saber como reverter o banimento no WhatsApp, é só ler esse manual aqui
2.3 Como sua conta no WhatsApp deve estar configurada?
Ter uma conta bem configurada no WhatsApp é crucial para gerar confiança na sua base de clientes, veja a seguir um exemplo de como a sua conta no WhatsApp Business deve se parecer:
Foto de perfil com colaboradores do seu provedor;
Descrição;
Localização;
Horários de atendimento;
Links do site e de contato.
2.4 Importância e como aquecer seu número do WhatsApp:
Se você for usar uma conta nova para enviar campanhas e pesquisas da Zapisp, é necessário que antes de enviar mensagens em massa, você faça o aquecimento da sua conta do WhatsApp. O aquecimento da conta é uma estratégia utilizada para mostrar ao WhatsApp que você o utiliza de maneira natural para mensagens cotidianas, para entender mais clica nesse manual aqui.
A forma que sua base de clientes gosta de se comunicar com seu provedor varia muito, dependendo de que lugar do Brasil você está, o tamanho da base, os tipos de envios que você realiza, se sua conta é aquecida ou não, o número de detratores… tudo isso são variáveis.
Então a solução é testar, até você entender o que funciona para você. Aqui na Zapisp temos provedores que se comunicam nos sábados e tem ótimos resultados, já outros que só tem bons números se enviar campanhas no início da semana, alguns provedores fazem 2 envios por semana sem nenhum problema, enquanto outros não tiveram boas respostas com mais de 1 envio semanal.
Não tem fórmula, faça testes com envios menores e segmentados e descubra o que funciona para a realidade do seu provedor, conte com o time Zapisp para te auxiliar e acompanhar nessa jornada.
3.1 Se colocar no lugar do seu cliente é a chave para o sucesso do seu provedor
É se colocando no lugar dele que você vai entender quais as suas necessidades reais. Vamos para os exemplos: Você gostaria de receber mensagens de divulgação todos os dias no seu WhatsApp?
Um exemplo prático: Imagine que você recebeu uma pesquisa de satisfação onde você reclamou do serviço e a empresa não te deu uma resposta. Provavelmente você não responderia a próxima pesquisa, já que nada é feito a partir das respostas.
Esse exercício de sempre se colocar no lugar do seu cliente precisa ser frequente, é assim que se conquista o sucesso do cliente. O seu cliente naturalmente vai entender que ele está em uma empresa onde ele é priorizado, logo ele virará um fã do seu provedor. Claro que isso leva tempo, não acontece do dia para a noite, mas o importante é começar.
4.1 Módulo de Campanhas
O módulo de campanhas é o meio que o seu provedor vai usar para se comunicar com seus clientes via WhatsApp, SMS e E-mail, este módulo te dá opções que não estão em nenhum outro lugar, aqui você pode enviar áudios, vídeos, imagens, pdfs, cards de contato… são muitas opções. Todas pensando em humanizar a comunicação com seus clientes.
É um meio de comunicação em massa, sem esquecer que são as relações humanas que valem a pena, não somos robôs, o módulo de campanhas te dá o meio de construir essa relação com seus clientes. Campanhas, avisos, aniversário, promoções, tudo é possível.
O módulo de campanhas vai te ajudar a usar todos os outros módulos da Zapisp, para saber como usar e configurar uma campanha é só clicar aqui.
4.2 Módulo de pesquisas NPS
O NPS, é uma metodologia de satisfação desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes. Essa métrica é muito importante porque vai te dar dados valiosos sobre os seus clientes, como por exemplo, quem são seus clientes promotores, os que estão felizes com o serviço que estão recebendo e dispostos a te indicar. Quem são os seus clientes neutros, os que estão em cima do muro, para que você possa traçar estratégias para transformá-los em promotores. E, talvez os mais importantes, os detratores. Esses são os clientes que vão indicar onde o seu provedor precisa melhorar, são um recurso para te fazer subir de nível
Com o NPS da Zapisp você vai poder automatizar todo esse processo. Tudo isso pensado para fazer os seus clientes terem a certeza que estão em um provedor onde eles são a prioridade. Para saber como usar e configurar o módulo de NPS clique aqui.
4.3 Módulo de pesquisas de Pós Atendimento
O módulo de Pós Atendimento da Zapisp, é o meio certo para o seu provedor criar uma relação de confiança com seus clientes. Após cada atendimento a pesquisa de pós atendimento será enviada, dando um espaço seguro para o seu cliente falar se está satisfeito com o atendimento que recebeu, dar uma nota aos técnicos que o atenderam, deixar comentários e feedbacks.
Você vai ter total acesso as respostas, podendo assim dar a tratativa correta para cada cliente, mostrando que no seu provedor a voz do cliente é ouvida. As notas que os seus técnicos receberam serão transformadas em um ranking, que pode ser usado pra criar um ambiente de competição saudável entre os seus colaboradores. Quer saber como começar a usar todas as funcionalidades do Modulo de Pós atendimento? é só clicar aqui.
4.4 Módulo de Marketing de Indicação
O marketing de indicação é o módulo que vai fazer o seu provedor dobrar de tamanho!
Com o nosso link de indicações sua base pode indicar os serviços do seu provedor, em troca você pode bonificar esse cliente com um desconto, promoção… clique aqui para ter ideias de comissões. Todo o processo é editável, você quem decide tudo.
Esse módulo pode aumentar a receita do seu provedor, todo o processo de indicação é automatizado, trazendo transparência para o indicador, o indicado e o seu provedor.
O marketing de indicação anda junto com o de campanhas e de NPS, combinados eles vão fazer o seu provedor subir de nível!
Para saber como usar e configurar o módulo de marketing de indicação é só clicar aqui.
O TalkISP promove encontros semanais com todos os provedores que atendemos, as monitorias, um momento para tirar dúvidas e trocar ideias. Além da monitoria, acontece mensalmente o nosso Webinar, um evento educativo com temas específicos e convidados especiais, sempre voltado a mentalidade de sucesso do cliente e a ajudar o seu provedor a subir de nível.
Tudo isso é promovido dentro da comunidade da Zapisp, o Zapisp News! Um grupo com provedores de todo o Brasil, feito para troca de experiências e aprendizado em conjunto.
Você é mais do que convidado para fazer parte de tudo da TalkISP! Se liga nesses links aqui embaixo: